O curso apresentará as ferramentas básicas do marketing moderno e suas aplicações em Bibliotecas e Centros de Documentação, através da análise de casos e da construção de um plano de marketing.
Facilitadora: Andréia Wojcicki Veja currículo
Público alvo: Bibliotecários, Arquivistas, Técnicos, Estudantes e demais profissionais que atuam em unidades de informação e que desejam obter um diferencial competitivo frente ao mercado atual.
Conteúdo:
- Conceitos básicos em marketing
- Aplicação das ferramentas básicas de marketing
- Princípios norteadores do negócio
- Posicionamento competitivo: sua Biblioteca na mente do usuário/cliente
- Segmentando o seu mercado
- Composição de cenários externos
- As forças competitivas (segundo Porter)
- Matriz SWOT
- O mix de marketing: 4 P’s na Ciência da Informação
- O Comportamento do consumidor de seus serviços
- Sistema de Informação em Marketing (SIM): métodos científicos e empíricos na tomada de decisões (novas ferramentas de coleta e análise de dados)
- O marketing digital e a web 2.0 na Biblioteca
- Construindo um plano de marketing (atividade prática)
- Monitorando as variáveis do plano de marketing
- O novo papel do profissional da informação como gestor de marketing em Unidades de Informação
Metodologia e recursos:
- Aula expositivo-dialogada
- Exercícios práticos
Materiais e serviços:
- Apostila com conteúdo programático
- Certificado de Participação
- Coffee-break
Carga horária: 30 horas
Data e horário: Curso transferido. Aguarde nova data!
Local: Sala de Eventos da Control, Av. Alberto Bins, 536, conjunto 701, Centro, Porto Alegre, RS, Brasil
Investimento:
- R$ 450,00 ou 1 + 2 parcelas de R$ 150,00
- R$ 427,00 com 5% de desconto para pagamentos à vista até dia 25/10/2011
Forma de pagamento: Depósito ou transferência bancária, em nome de Control Consultoria em Informação e Documentação Ltda., CNPJ 94.489.895/0001-13, I.E. 096/2791822, para os bancos:
- Bradesco, banco 237, agência 268-2, conta 525067-6 ou
- Banco do Brasil, banco 001, agência 1276-9, conta 10120-6
Para mais informações entre em contato.
Currículo de Andréia Wojcicki
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFRGS (1995), MBA em Gestão de Processos pela ESPM/RS (2001) e MBA em Gestão de Pessoas pela ESPM/RS (2003). Aperfeiçoamento em Marketing pela ESPM/RS (1997). Experiência de mais de 12 anos em gestão de bibliotecas universitárias e especializadas. Ministrante de cursos de atualização profissional em marketing para bibliotecas, gestão de equipes em bibliotecas, atendimento ao usuário de bibliotecas, gestão pública e preparação de bibliotecas para os processos de avaliação de cursos pelo MEC. Atual Diretora da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Currículo Lattes.
Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela UFRGS (1995), MBA em Gestão de Processos pela ESPM/RS (2001) e MBA em Gestão de Pessoas pela ESPM/RS (2003). Aperfeiçoamento em Marketing pela ESPM/RS (1997). Experiência de mais de 12 anos em gestão de bibliotecas universitárias e especializadas. Ministrante de cursos de atualização profissional em marketing para bibliotecas, gestão de equipes em bibliotecas, atendimento ao usuário de bibliotecas, gestão pública e preparação de bibliotecas para os processos de avaliação de cursos pelo MEC. Atual Diretora da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Currículo Lattes.